O que são erros de refração ou “grau” de óculos?
- Dra. Carla Barros
- 4 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
A refração é um fenômeno que acontece quando o feixe de luz proveniente de um ambiente externo atravessa o globo ocular formando a visão na retina. Quando os feixes de luz são desviados e não chegam focados na retina com falta de nitidez da visão, chamamos de erros de refração.
São erros de refração:
HIPERMETROPIA: é a condição em que o olho é menor que o normal, fazendo com que a imagem seja projetada após a retina. A maioria das crianças é hipermetrope, em grau moderado. Neste caso, a visão é boa de longe com dificuldade em focalizar as imagens de perto.
Os sintomas são: cansaço, desconforto ocular após esforço visual e dores de cabeça frequentes, principalmente ao final do dia. A hipermetropia não chega a ser um problema, porque em grande parte dos casos o grau diminui conforme o olho cresce, sendo assim, é bastante comum que a necessidade de óculos durante a infância termine na idade adulta. A correção pode ser através do uso de óculos e lentes de contato.

MIOPIA: erro refrativo que ocorre quando o olho é mais longo que o normal, fazendo com que a imagem seja projetada antes da retina. Uma condição hereditária geralmente descoberta na idade escolar e que tende a aumentar durante o período de crescimento. A criança míope enxerga com clareza os objetos próximos a ela, mas possui enorme dificuldade de visualizar os objetos distantes. Por isso, as crianças que possuem miopia preferem realizar atividades em que não seja preciso usar a visão a distância, como a leitura. As formas de correção são óculos e lentes de contato.
ASTIGMATISMO: pode ser definido como uma irregularidade na córnea, que faz com que a imagem fique distorcida. Por visualizar os objetos de forma embaçada, em geral as crianças que possuem astigmatismo são dispersas e não gostam de ler ou, então, se aproximam demais dos cadernos ou dos livros para enxergar. É comum que apresentem também sintomas como dores de cabeça, cansaço e irritação nos olhos, náuseas, sensibilidade à luz, ou até cuidado excessivo, por esbarrarem ou tropeçarem com facilidade. O uso de óculos pode corrigir o astigmatismo.
Pela importância da visão no aprendizado, a detecção e o tratamento precoce de problemas relacionados à visão em escolares devem ser priorizados. Muitos deles interferem no desenvolvimento das potenciais capacidades das crianças na escola.
Os principais problemas de visão, na faixa etária a partir dos seis anos até 16 anos de idade, são os erros de refração.
Comments