top of page

Novembro azul - alerta para o diabetes na saúde ocular

  • Foto do escritor: Dra. Carla Barros
    Dra. Carla Barros
  • 14 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

O Novembro Azul é uma causa importante e não deve passar em branco. Afinal, por meio dele, é possível levar a mais pessoas informações sobre o quão prejudicial o diabetes pode ser à visão e sobre o quanto é fundamental que pacientes portadores da doença deem a devida atenção à Saúde dos seus olhos.


Para ampliar o conhecimento sobre o perigo do diabetes o Conselho Brasileiro de Oftalmologia preparou a campanha "Saber Olhar: um olhar diferente sobre os efeitos do diabetes na saúde ocular."



A campanha aborda a Retinopatia Diabética, doença que atinge os vasos da retina, área

responsável por formar as imagens que são enviadas ao cérebro. A Retinopatia Diabética está relacionada ao tempo de convivência com o diabetes e com a falta de controle da glicemia. Reforça também a importância da consulta médica oftalmológica, já que sem o diagnóstico e tratamento precoce, a retinopatia diabética pode causar cegueira irreversível!


Para diminuir o risco da Retinopatia Diabética, precisamos ajudar nosso organismo a controlar a glicemia.


Quem tem diabetes deve ficar de olho: se a glicemia subir acima do nível esperado, há risco de vários danos no organismo, como complicações renais, lesões oculares e problemas de pele. A doença ocorre justamente por causa desse aumento da glicemia (açúcar no sangue), que acontece porque o pâncreas não consegue produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para o bom funcionamento do organismo ou porque a insulina apresenta resistência para agir da maneira adequada.


Com alguns hábitos simples podemos ajudar o organismo a controlar melhor a glicemia:


1-Controlar o peso

Procure um nutricionista para fazer uma dieta adequada e eliminar os quilinhos extras.


2-Fazer atividade física

Quem se exercita diminui o risco ou até mesmo consegue controlar o diabetes, além de

diminuir o risco de infarto ou AVC, que é naturalmente aumentado entre pacientes com

diabetes.


3-Hidratar bem a pele

O descontrole da glicemia também pode provocar pele seca que, se não cuidada e muito bem hidratada, pode apresentar coceiras e rachaduras que aumentam a chance de infecções. A pele deve ser hidratada com produtos específicos para quem tem diabetes.


4-Cuidar dos pés

A pele dos pés é a que mais sofre com o descuido do controle da doença. A vascularização fica comprometida e as células de defesa do organismo não chegam ao local. Além disso, o diabetes causa micro lesões nos vasos e nos nervos que podem, indiretamente, alterar a sensibilidade dos pés.


5-Comer fibras

Uma alimentação saudável e rica em legumes e verduras é ideal para quem tem diabetes por conter fibras. As fibras ajudam a diminuir a velocidade de absorção da glicose no sangue.


6-Dormir bem

A falta de sono provoca mais compulsão alimentar, por isso é muito importante que a pessoa durma bem.


7-Não se estressar

O corpo libera cortisol diante de uma situação de estresse, o que é ruim para quem tem diabetes.


8-Evitar carboidratos simples

Farinha branca, açúcar e outros carboidratos simples se transformam rapidamente em glicose, logo não são boas escolhas para quem tem diabetes.


9-Ficar longe do álcool

As bebidas alcoólicas podem conduzir a glicemia tanto para baixo [hipoglicemia] como para cima [hiperglicemia]. O melhor é ficar longe delas. Ter uma glicemia controlada, vai reduzir a chance de complicações tais como a retinopatia diabética.

Não esqueça de consultar seu endocrinologista para o controle clínico do Diabetes e seu oftalmologista para o acompanhamento das possíveis alterações na retina.

 
 
 

Comments


©2019 by Mile Marketing

bottom of page