top of page

Junho Violeta - Prevenção de Ceratocone

  • Foto do escritor: Dra. Carla Barros
    Dra. Carla Barros
  • 5 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura




Durante o mês de junho a oftalmologia brasileira estará empenhada em divulgar um alerta sobre um hábito comum, coçar ou esfregar os olhos que pode causar uma doença grave chamada ceratocone.


Quando abordamos o assunto com pacientes a resposta frequente é:

“Mas doutora é tão bom coçar os olhos”...

“Mas não pode”...


Ao coçar ou esfregar os olhos causamos lesões na córnea que podem evoluir para um afilamento central ou paracentral geralmente inferior, que provoca aumento irregular da curvatura da córnea que fica abaulada anteriormente com o formato de um cone.


No início ocorrem distorções na imagem, nesta fase o paciente não tem noção do que pode estar acontecendo. Muitas vezes a queixa é que nos últimos tempos precisou trocar os óculos com muita frequência sem grande melhora da qualidade de visão ou apresentam baixa tolerância e difícil adaptação às lentes de contato.


Em geral, torna-se aparente na segunda década de vida, normalmente durante a puberdade, progredindo até a terceira ou quarta décadas de vida, quando então geralmente se estabiliza.


A incidência tem aumentado em todo o mundo, razão pela qual estamos nos mobilizando para informar a população sobre esta doença de nome difícil, que pode causar deficiência visual severa. Atualmente, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a incidência está em 1 caso a cada 2000 pessoas.


A abordagem do ceratocone depende da gravidade de cada caso. O objetivo será a reabilitação visual e o controle da progressão do afilamento. No início a visão pode ser corrigida apenas com óculos, nos casos moderados serão prescritas lente de contato, anel corneano, crosslinking, nos casos mais avançados transplante de córnea lamelares onde apenas uma parte da córnea é transplantada e em último caso os transplantes penetrantes, onde toda espessura da córnea é trocada.


A campanha tem como objetivo alertar a população para a prevenção, a fim de evitar os tratamentos mais agressivos como o transplante penetrante de córnea.



Crédito foto https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-jovem-tocar-dela-olhos-sob-a-oculos_3596872.htm

 
 
 

Comentários


©2019 by Mile Marketing

bottom of page