top of page

Dicas para cuidar da saúde ocular do seu bebê

  • Foto do escritor: Dra. Carla Barros
    Dra. Carla Barros
  • 12 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Muitas pessoas não sabem, mas os cuidados com a saúde ocular do seu filho começam na gestação e devem ter continuidade por toda a vida.



Durante o pré-natal as gestantes são avaliadas quanto a doenças tais como rubéola, sífilis e toxoplasmose, pois os bebês podem ser contaminados ainda no ventre da mãe, causando malformação dos olhos. O exame pré-natal possibilita identificar e tratar adequadamente cada doença detectada, para que a criança tenha uma boa saúde ocular.


Após o nascimento do bebê, na maternidade, será instilada uma gota do colírio de nitrato de prata nos olhos do recém-nascido para prevenção de conjuntivite gonocócica, causada por bactéria que pode ser transmitida da mãe para o bebê no canal do parto, caso ela esteja infectada. Nesta fase é realizado também o teste do olhinho, que detecta malformação nos olhos tais como diferença de tamanho entre os olhos, pálpebra caída (Ptose) e opacidade de meios, córnea, cristalino e vítreo. Podem ser identificados casos de catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma. Quando estes problemas são identificados o encaminhamento deve ser rápido para o oftalmologista.


Em casos de bebês prematuros é possível diagnosticar a retinopatia da prematuridade, que é uma alteração no término do desenvolvimento normal da retina, que precisa ser avaliado precocemente e tratado sempre que for feito o diagnóstico. O bebê prematuro deve ser acompanhado até que o desenvolvimento da retina esteja completo.


A prevalência de problemas visuais na faixa etária de pré-escolares atinge de 5% a 10% das crianças, a ambliopia 4%, o estrabismo 4% e os erros de refração 5% das crianças.

A criança precisa ser triada anualmente para ambliopia, até que termine o período de plasticidade do sistema visual por volta dos seis anos de idade. Entre três e quatro anos, talvez seja o momento ideal para se medir a acuidade visual, pois as crianças já colaboram com o exame.


A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde ocular do seu filho.





 
 
 

Comments


©2019 by Mile Marketing

bottom of page