26 de maio - Dia nacional de combate ao Glaucoma
- Dra. Carla Barros
- 26 de mai. de 2019
- 1 min de leitura
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% dos casos de cegueira poderiam ter sido evitados ou prevenidos.
No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo dados da fundação com base no Censo 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, perdendo apenas para a catarata. É uma neuropatia óptica caracterizada pela perda progressiva do campo visual, o glaucoma representa hoje 12,3% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.

No Brasil, estima-se em cerca de 1 milhão os casos da doença, com incidência de 2 e 3% na população acima de 40 anos, a partir dos 70 anos, a incidência da doença sobe para 10%, de acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Dos cerca de 1 milhão de glaucomatosos, 50% ou mais não sabem que são portadores da doença. A estimativa é que até 2020 o glaucoma deverá atingir 80 milhões de pessoas em todo o mundo.
O mais importante é o diagnóstico precoce feito através de consultas periódicas ao
oftalmologista. Por ser uma doença silenciosa o paciente necessita ser avaliado com exames como medida da pressão intraocular, fundo de olho e se necessário por exames tais como campo visual, paquimetria e estereofoto de papila. Apesar de ser uma doença crônica, ou seja, não ter cura, o glaucoma pode ser controlado com diversas abordagens, como os colírios, laser e cirurgias.
Consulte um oftalmologista ele é o único capaz de prevenir, diagnosticar e tratar problemas nos olhos.
Comments