top of page

8 Apps que ajudam o deficiente visual

  • Foto do escritor: Dra. Carla Barros
    Dra. Carla Barros
  • 10 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de set. de 2019

Promover a inclusão, acessibilidade e autonomia das pessoas com algum tipo de deficiência – esse é o objetivo da tecnologia assistiva. A seguir cito alguns Apps disponíveis no mercado.




BlindTool (gratuito) - Disponível no Android no Google Play, o aplicativo faz a leitura de objetos tridimensionais por uma rede neural artificial - neurônios artificiais - que relaciona o que está diante da câmera do aparelho com as imagens armazenadas em um banco de dados, buscando semelhanças. Para que funcione, o usuário aponta o celular à sua volta e quando o aparelho vibrar significa que o aplicativo detectou um objeto reconhecível e pode “dizer” qual é.


Be my eyes (gratuito) - Aplicativo disponível para iPhone no iTunes, permite que as pessoas chamadas videntes, ou que enxergam, ajudem cegos com problemas específicos como: ler uma etiqueta, um rótulo ou uma conta. É preciso se cadastrar no sistema para ser voluntário ou como uma pessoa que precisa da ajuda. Envia imagens em vídeo do que precisa ver; a outra pessoa responde por escrito e o aplicativo verbaliza.


Color ID (gratuito) - Disponível para iPhone e Android, reconhece variados tons de cores e verbaliza (em inglês) para o usuário. Permite que pessoas com baixa visão tenham condição de descobrir, por exemplo, a cor da roupa que pretendem usar ou se uma fruta ainda não está madura.


iBrailler notes (pago em dólar) - Possibilita anotações na tela do iPad ou iPhone e compartilha diretamente em braile. Basta o usuário posicionar os dedos sobre a tela que teclas dinâmicas aparecem, melhorando seu conforto. A compra pode ser feita no iTunes.


Ariadne GPS (pago em dólar) - O GPS, disponível para Iphone, foi desenvolvido para proporcionar aos cegos a possibilidade de conhecer a sua posição e obter informações sobre rotas a seguir. O usuário passa o dedo sobre o mapa e o aplicativo verbaliza onde ele está e oferece as coordenadas para chegar ao destino. O celular vibra caso seja preciso atravessar um cruzamento e também sinaliza as paradas em ônibus em movimento.


Ubook (pago em reais) - Trata-se de uma loja de audiolivros com vasto acervo com vários gêneros literários, ideia parecida com o serviço de streaming populares. Também pode ser uma opção para pessoas que têm dificuldades para ler. Os usuários podem baixar o aplicativo Ubook pela Internet, iOS ou Android, e salvar os livros que mais interessam dentro do catálogo. Um diferencial do software é a possibilidade de compartilhar diretamente trechos de livros nas redes sociais.


Google TalkBack e VoiceOver - Falando em acessibilidade, você sabia que é possível ter audiodescrição no seu celular? No iPhone, depois de habilitar o recurso, é possível ouvir tudo que acontece na sua tela – desde a porcentagem da bateria até qual o aplicativo seu dedo está em cima. O Google TalkBack, para os aparelhos Android, funciona de modo bem similar e possui ótima avaliação na PlayStore.


CittaMobi Acessibilidade - A versão acessível do aplicativo se destina a usuários com deficiência visual e pode ser útil até para poupar seu tempo esperando aquele ônibus que demora um tempão para passar. A ferramenta indica a previsão de chegada e ainda avisa quais ônibus estão próximos do ponto selecionado. Está disponível gratuitamente para aparelhos Android e Apple. * Verifique a relação de cidades atendidas.

 
 
 

©2019 by Mile Marketing

bottom of page